Realizou-se no passado dia 16 de Outubro às 21h um debate na Casa de Saúde da Idanha aberto à comunidade local sobre a Eutanásia e os Cuidados Paliativos.
Esta iniciativa inseriu-se nos 125 anos da Congregação e nas comemorações da Semana Nacional dos Cuidados Paliativos que se estava a realizar em Portugal.
Este encontro contou a presença de ilustres pessoas que nos enriqueceram com o seu saber, a sua reflexão e a sua experiência, nomeadamente a Dra. Isabel Galriça Neto (Presidente da Associação Nacional de Cuidados Paliativos), Dra. Laurinda Alves (Jornalista da revista XIX) e Prof. Doutor Michel Renaud (Prof. Bioética).
A população aderiu muito bem a esta iniciativa tendo o auditório ficado repleto nos primeiros minutos da sessão, estando ao todo cerca de 210 pessoas.
Durante o debate houve lugar para questões, esclarecimentos, aquisição de novos conhecimentos e sobretudo, tornou-se de suma importância para a sensibilização da sociedade aos cuidados paliativos na assistência a pessoas com doença incurável, prolongada e progressiva.
Terminamos este momento com a actuação da tuna Universitária do Instituto Superior Técnico de Lisboa TUIST.
Agradecemos a todos os que tornaram possível este encontro.
Bem-hajam a todos e que os cuidados paliativos passem a ser mais um direito de todos e ao acesso de todos no nosso país.
Paula Carneiro, HSC