25 de maio de 2017
O Projeto Desktop (Disabled Enhance Their Skills Through Online Platforms) é um Projeto de parceria entre a Fundação Vodafone Espanhola e a Fundação Juan Ciudad, financiada com fundos Europeus (Erasmus+).
A Casa de Saúde da Idanha está integrada desde 2014 no Projeto Desktop através do Hospitality Europe.
Caracteriza-se pelo uso de uma aplicação informática – Mefacilyta. Pretende a promoção do empowerment e autonomia, através da visualização de imagens/sons/vídeos, que ilustrem de forma objetiva a decomposição em várias fases ou tarefas das atividades selecionadas de acordo com as necessidades de cada utente, constituindo-se uma fonte motivacional para a aprendizagem e uma excelente ferramenta terapêutica.
Esta App está a ser implementada em Portugal pela CSI, nos âmbitos da Reabilitação Psicossocial (Deficiência Intelectual e Psiquiatria) e Reabilitação Neuro Motora.
No dia 25 de Maio, a CSI irá dará conhecer este projeto, sua implementação e os resultados obtidos quanto aos ganhos de autonomia por parte dos utentes bem como satisfação destes e dos profissionais que utilizam esta aplicação informática.