• Cabeçalho

fisioMOVEit

Programa Funcional de Fisioterapia pós-COVID

 

 Os problemas mais comuns vividos e referidos por pessoas com Long COVID são muito diversificados, desde presença de dificuldade respiratória em repouso e/ou em esforço e durante a prática de exercício físico, com presença de cansaço fácil e dispneia; sensação de lentificação tanto de pensamento como do planeamento das ações do dia-a-dia; atrofia muscular (diminuição da força muscular, da coordenação neuromotora, equilíbrio e alterações na capacidade de marcha); dor física (musculo esquelética), dor psicológica e dor espiritual; diminuição da condição física; limitação física e/ou psicológica na execução das suas tarefas da vida diária; sentimento de frustração por perda de capacidades que podem levar à depressão e ao isolamento social e distúrbios psicológicos, como o stress pós traumático e ansiedade.

 

A Fisioterapia tem um papel fundamental na gestão do controlo sintomático e na promoção da autonomia e melhoria da qualidade de vida da pessoa, através de técnicas e estratégias especializadas e devidamente qualificadas.

Um programa de exercícios terapêuticos personalizados e centrados nas necessidades individuais, após uma rigorosa Avaliação Clínica pelo Médico Fisiatra tem benefícios a nível do sistema imunológico, no controlo/mitigação dos sintomas físicos, na melhoria da função respiratória, na melhoria da saúde cardiovascular, na estimulação da neuroplasticidade fundamental para a execução neuromotora e no bem-estar físico e psicológico.

 

A avaliação da Fisioterapia permite:

-  Elaborar um plano de intervenção individualizado e equitativo com o objetivo da otimização funcional;

-  Promover uma participação ativa da pessoa na gestão do plano de intervenção, diminuindo o impacto do Long COVID na qualidade de vida.

-  Monitorizar e reavaliar periodicamente o plano de intervenção tendo em conta a sua evolução

-  Ensino de estratégias de auto gestão das necessidades da pessoa no seu contexto social ou ao seu cuidador

 

O Serviço de Medicina Física e Reabilitação da Casa de Saúde da Idanha desenvolveu o fisioMOVEit, um programa de intervenção personalizado e centrado nas necessidades individuais, com o objetivo da otimização funcional.

Para mais informações não hesite em contactar-nos: 214339403 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

 

 

 



© Copyright 2021, Irmãs Hospitaleiras. Todos os direitos reservados.